Reorganização do espaço produtivo e a “recuperação” da economia fluminense: uma análise a partir dos migrantes altamente qualificados
Palavras-chave:
Migrações, Rio de Janeiro, Desenvolvimento econômicoResumo
Os impactos das transformações produtivas dos países capitalistas centrais sobre o Brasil, ao mesclaram-se com as especificidades próprias do país, produziram novos arranjos locacionais para as atividades produtivas, principalmente a industrial. A inserção do Estado do Rio de Janeiro nessa nova dinâmica locacional tem como problemática central o processo de recuperação da sua economia, a despeito da crise que acompanha o estado há décadas. Cumpre, neste artigo, desvendar alguns aspectos desta crise, bem como contribuir para o debate sobre a possível recuperação econômica do estado, tendo como foco principal o comportamento apresentado pelos trabalhadores migrantes altamente qualificados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.