O futuro do ensino superior nos países BRIC: uma perspectiva demográfica

Autores

  • Raquel Rangel de Meireles Guimarães Cedeplar/UFMG

Palavras-chave:

Ensino superior, Transição demográfica, Países BRIC

Resumo

No que se refere ao desenvolvimento e às reformas no ensino superior, evidências recentes e projetadas sugerem que o crescimento nas matrículas irá, provavelmente, desacelerar (ou mesmo decrescer) como resultado do envelhecimento populacional. O caso dos países BRIC é particularmente interessante para o estudo do impacto das mudanças demográficas sobre o ensino superior, uma vez que estas nações apresentam considerável diversidade em relação à sua transição demográfica. Este artigo explora como as mudanças demográficas poderão afetar a demanda pelo ensino superior no grupo BRIC. Argumenta-se que estes países estão enfrentando uma grande expansão nas matrículas, mas, dado o declínio nos níveis da fecundidade, a diversificação da clientela do ensino superior tornar-se-á uma estratégia comum entre estes países, gerando um conjunto completo de demandas para as instituições de ensino superior, sendo que a equidade neste nível de escolaridade, num futuro próximo, dependerá de como o sistema educacional terciário será estruturado nestas nações.

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Publicado

2013-12-26

Como Citar

Guimarães, R. R. de M. (2013). O futuro do ensino superior nos países BRIC: uma perspectiva demográfica. Revista Brasileira De Estudos De População, 30(2), 549–566. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/374

Edição

Seção

Artigos originais