Ensino fundamental: diferenças regionais

Autores

  • Kaizô Iwakami Beltrão IBGE
  • Ana Amélia Camarano IPEA
  • Solange Kanso IPEA

Resumo

São expressivos os diferenciais regionais e por sexo nos níveis de escolarização da população brasileira. Isto se deve, em parte, às diferentes probabilidades de ingresso no sistema nas diferentes idades e, também, à probabilidade de evasão (precedida ou não de repetência). O artigo mensura e descreve as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões bastante diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, nomeadamente: Ceará e Rio  de Janeiro. Os dados referem-se ao ano de 1996 (último dado disponível com nível censitário). Além disso, calcula-se e descreve-se a evolução temporal das taxas máximas de aprovação e ingresso nos dois estados para as mesmas séries.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-31

Como Citar

Beltrão, K. I., Camarano, A. A., & Kanso, S. (2002). Ensino fundamental: diferenças regionais. Revista Brasileira De Estudos De População, 19(2), 135–157. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/316

Edição

Seção

Artigos originais