Condições de vida e saúde de professoras da educação básica pública de Minas Gerais provedoras financeiras de suas famílias durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0226

Palavras-chave:

Mulheres trabalhadoras, Relações familiares, Ensino, Covid-19

Resumo

Este artigo busca analisar diferenças nas condições de vida e saúde das professoras principais provedoras do domicílio em comparação às coprovedoras, durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de estudo transversal realizado em 2020, por meio de formulário on-line enviado aos professores da rede estadual de Minas Gerais. A variável dependente foi ser ou não a principal provedora da família (principal provedora vs. coprovedora) e as independentes foram agrupadas em sociodemográficas, ocupacionais, situação de saúde e comportamentos. Analisaram-se dados somente das mulheres e estimou-se a regressão logística. Entre as 12.817 professoras participantes, 47,2% declararam-se principais provedoras. Dentre elas, observou-se predomínio de mulheres mais velhas, que viviam sem companheiro(a), com filhos(as) e, no geral, apresentavam características que retrataram pior condição socioeconômica, maior acúmulo de trabalho e comportamentos menos saudáveis. Os resultados permitiram identificar desvantagens nas condições de vida e saúde das professoras principais provedoras financeiras de suas famílias em comparação às coprovedoras.

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Biografia do Autor

Rose Elizabeth Cabral Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Rose Elizabeth Cabral Barbosa é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

Amanda Steffane Gomes de Jesus, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Amanda Steffane Gomes de Jesus é discente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Daniela Nogueira Fonseca Costa, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Daniela Nogueira Fonseca Costa é discente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Elke Oliveira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Elke Oliveira Santos é discente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Natália Costa Soares, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Natália Costa Soares é discente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Yessa Nathany Oliveira Netto de Jesus, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Yessa Nathany Oliveira Netto de Jesus é discente do curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros.

Giovanni Campos Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Montes Claros-MG, Brasil

Giovanni Campos Fonseca é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do curso de graduação em Administração da UFMG, campus Montes Claros e do Mestrado Associado UFMG/Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território.

Ada Ávila Assunção, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Ada Ávila Assunção é pós-doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutora em Ergonomia pela École Pratique Des Hautes Études. Professora da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Desirée Sant’Ana Haikal, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil

Desirée Sant’Ana Haikal é doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de graduação em Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Cabral Barbosa, R. E., Gomes de Jesus, A. S., Nogueira Fonseca Costa, D., Oliveira Santos, E., Costa Soares, N., Oliveira Netto de Jesus, Y. N., Campos Fonseca, G., Ávila Assunção, A., & Sant’Ana Haikal, D. (2022). Condições de vida e saúde de professoras da educação básica pública de Minas Gerais provedoras financeiras de suas famílias durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira De Estudos De População, 39, 1–20. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0226

Edição

Seção

Artigos originais