Pobreza e remessas internacionais Sul-Sul no Paraguai
Palavras-chave:
A discussão entre migração e desenvolvimento está fortemente vinculada ao papel das remessas internacionais. Contudo, não existe consenso sobre os efeitos que tais remessas provocam nas economias de origem e nos domicílios receptores. Este artigo analisaResumo
A discussão entre migração e desenvolvimento está fortemente vinculada ao papel das remessas internacionais. Contudo, não existe consenso sobre os efeitos que tais remessas provocam nas economias de origem e nos domicílios receptores. Este artigo analisa o efeito da recepção de remessas regionais no nível e incidência da pobreza em domicílios paraguaios. Para tanto, utilizam-se microdados da Pesquisa Permanente Domiciliar do Paraguai de 2009, da Dirección General de Estadística, Encuestas y Censos (DGEEC, Paraguai). Consideram-se remessas regionais aquelas provenientes da Argentina e do Brasil. Utiliza-se o método de análise da pontuação da propensão (propensity score analysis) para construir grupos comparáveis e, desta forma, isolar o efeito da recepção de remessas de outras variáveis que incidem sobre a condição de pobreza dos domicílios. Os resultados sugerem que as remessas teriam um efeito positivo em aliviar a pobreza extrema e a incidência da pobreza. No entanto,o resultado não é completamente conclusivo, pois a pobreza não extrema afeta em maior medida os domicílios receptores de remessas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.