Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro

Autores

  • Gabrielle A, Palermo Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, Brasília-DF, Brasil
  • Denise Britz do Nascimento Silva Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Ence do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rio de Janeiro- RJ, Brasil
  • Maria Salet Ferreira Novellino Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Ence do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Desempenho escolar. Dados da Prova Brasil. Modelo hierárquico.

Resumo

O presente estudo está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os diferentes fatores que influenciam o funcionamento das escolas da rede pública de ensino brasileira, bem como a sua qualidade, a partir da identificação de variáveis que impactam os resultados escolares, em particular o desempenho dos alunos medido pelos sistemas de avaliação utilizados pelo Inep/MEC. Os fatores que influenciam a proficiência são múltiplos e complexos, contemplando dinâmicas que atuam em diferentes níveis, desde o mais elementar, das características socioeconômicas e culturais dos indivíduos e de suas famílias, até as dinâmicas que ocorrem nas salas de aula, entre professores e alunos, e as características estruturais da escola. Alunos e seus responsáveis, diretores e professores das instituições de ensino são alguns dos atores relevantes que agem sobre o processo latente gerador de maiores ou menores rendimentos escolares. Mais especificamente, o objetivo do presente estudo é analisar os possíveis fatores que influenciam o desempenho escolar dos alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foram utilizados modelos hierárquicos com três níveis, que permitiram avaliar os efeitos de variáveis socioeconômicas e culturais e dos contextos familiares dos alunos, de práticas pedagógicas e estilos de ensinar dos docentes e, ainda, de políticas educacionais, aspectos da gestão e características das escolas. O estudo teve como fonte principal as informações provenientes da Prova Brasil 2007.

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Biografia do Autor

Gabrielle A, Palermo, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, Brasília-DF, Brasil

Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE. Consultora do Departamento de Avaliação (DA) da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Denise Britz do Nascimento Silva, Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Ence do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rio de Janeiro- RJ, Brasil

Doutora em Estatística pela University of Southampton. Professora do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional
de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE.

Maria Salet Ferreira Novellino, Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Ence do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Doutora em Ciência da Informação pela UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências
Estatísticas (Ence) do IBGE.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Palermo, G. A., Silva, D. B. do N., & Novellino, M. S. F. (2014). Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Estudos De População, 31(2), 367–394. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/673

Edição

Seção

Artigos originais