Lacuna entre os sexos em matemática. Caso: estudantes universitários colombianos
DOI:
https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0239Palavras-chave:
Ensino superior, Avaliação educacional, Teste de múltipla escolha, Análise matemáticaResumo
A diferença de gênero em matemática (raciocínio quantitativo) entre estudantes universitários na Colômbia é analisada, com base nos resultados dos exames de saída do ensino superior estadual Saber Pro 2018, incluindo o fator regional. Com base na modelização de quantis e numa decomposição Juhn-Murphy-Pierce, identificamos a existência e persistência de uma diferença de gênero na área avaliada, bem como diferenças entre as regiões andinas e das Caraíbas. Destacam-se: favorabilidade em relação aos homens; importância das características educacionais e institucionais; importância da matemática secundária (explicando cerca de 25% do diferencial); alargamento da lacuna nos quartis mais altos; e heterogeneidade regional da lacuna, amplificada pela interação gênero-região.
Downloads
Referências
ABADÍA, L. Gender score gaps of Colombian students in the PISA Test. Vniversitas Económica, v. 17, n. 8, 2017.
ABADÍA, L.; BERNAL, G. A widening gap? A gender-based analysis of performance on the colombian high school exit examination. Revista de Economia Del Rosario, v. 20, n. 1, p. 5-13, 2017. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/economia/a.6144
AYALON, H. Women and men go to university : mathematical background and gender differences in choice of field in higher education. Sex Roles, v. 48, p. 277-290, 2003.
BASSETTO, C. Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem com variáveis binárias a partir dos resultados do Saresp. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 36, p. 1-18, 2019. https://doi.org/10.20947/s0102-3098a0077.
BOALER, J.; ALTENDORFF, L.; KENT, G. Mathematics and science inequalities in the United Kingdom: when elitism, sexism and culture collide. Oxford Review of Education, v. 37, n. 4, p. 457-484, 2011. https://doi.org/10.1080/03054985.2011.595551.
BURGESS, S.; SLOTH, D.; SCHINDLER, B.; HENRIK, H. The importance of external assessments: high school math and gender gaps in STEM degrees. Economics of Education Review, v. 88, 102267, 2022. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2022.102267.
CABEZA, L.; LOMBANA, J.; CASTRILLÓN, J. External factors in the performance of generic State tests (SaberPro) of english in administration and related students in Colombia. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 11, n. 30, p. 182-200, 2020. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2020.30.595.
CÁRCAMO, C.; MOLA, J. Diferencias por sexo en el desempeño académico en Colombia: un análisis regional. Economía & Región, v. 6, n. 1, p. 133-169, 2012. https://revistas.utb.edu.co/economiayregion/article/view/137.
CASTILLO, R.; PORTILLA, M. Teaching practices in generic competences and national test results in Colombia. Estudios Pedagógicos, v. 46, n. 1, p. 161-182, 2020. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000100161.
CONTINI, D.; DI TOMMASO, M.; MENDOLIA, S. The gender gap in mathematics achievement: evidence from Italian data. Economics of Education Review, v. 58(C), p. 32-42, 2017. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2017.03.001.
CRISP, G.; NORA, A.; TAGGART, A. Student characteristics, pre-college, college, and environmental factors as predictors of majoring in and earning a STEM degree: an analysis of students attending a Hispanic Serving Institution. American Educational Research Journal, v. 46, n. 4, p. 924-942, 2009. https://doi.org/10.3102/0002831209349460.
CUENCA, A. Desigualdad de oportunidades en Colombia: impacto del origen social sobre el desempeño académico y los ingresos de graduados universitarios. Estudios Pedagógicos, v. XLII, n. 2, p. 69-93, 2016. https://doi.org/10.4067/S0718-07052016000200005.
DELANEY, J.; DEVEREUX, P. Understanding gender differences in STEM: evidence from college applications. Economics of Education Review, v. 72, p. 219-238, 2019. https://doi.org/10.1016/ j.econedurev.2019.06.002.
DICKERSON, A.; MCINTOSH, S.; VALENTE, C. Do the maths: an analysis of the gender gap in mathematics in Africa. Economics of Education Review, v. 46, p. 1-22, 2015. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2015.02.005.
DONATO, A.; CORREA, A.; RODRÍGUEZ, M. Influencia de la educación de los padres en la elección de una carrera STEM: el caso colombiano. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2022.
DOSSI, G.; FIGLIO, D.; GIULIANO, P.; SAPIENZA, P. Born in the family: preferences for boys and the gender gap in math. Journal of Economic Behavior and Organization, v. 183, p. 175-188, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jebo.2020.12.012.
GEVREK, Z.; GEVREK, D.; NEUMEIER, C. Explaining the gender gaps in mathematics achievement and attitudes: the role of societal gender equality. Economics of Education Review, v. 76, 2020. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2020.101978.
GÓMEZ, S.; ABADÍA, L.; BERNAL, G. Women in STEM: does college boost their performance? Higher Education, v. 79, p. 849-866, 2019.
GUIMAR, J.; SAMPAIO, B. Mind the gap: evidences from gender differences in scores in Brazil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 36. Anais […]. Salvador: Anpec, 2008.
HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The economics of international differences in educational achievement. In: HANUSHEK, E. A.; MACHIN, S.; WOESSMANN, L. (Ed.). Economics of education. Netherlands: Elsevier B.V., 2011. p. 89-200. (Handbooks in Economics, v. 3). https://doi.org/10.1016/B978-0-444-53429-3.00002-8.
HOFFMANN, A.; STOVER, J.; DE LA IGLESIA, G.; FERNÁNDEZ, M. Correlaciones policóricas y tetratcóricas en estudios factoriales exploratorios y confirmatorios. Ciencias Psicológicas, v. 21, n. 2, p. 151-164, 2013.
JACOB, M.; IANNELLI, C.; DUTA, A.; SMYTH, E. Secondary school subjects and gendered STEM enrollment in higher education in Germany, Ireland, and Scotland. International Journal of Comparative Sociology, v. 61, n. 1, p. 1-20, 2020. https://doi.org/10.1177/0020715220913043.
JOENSEN, J.; NIELSEN, H. Mathematics and gender: heterogeneity in causes and consequences. The Economic Journal, v. 126, p. 1129-1163, 2014. https://doi.org/10.1111/ecoj.12191.
JUHN, C.; MURPHY, K. M.; PIERCE, B. Wage inequality and the rise in returns to skill. Journal of Political Economy, v. 101, n. 3, p. 410-442, 1993. https://doi.org/10.1086/261881.
JUSTMAN, M.; MÉNDEZ, S. Gendered choices of STEM subjects for matriculation are not driven by prior differences in mathematical achievement. Economics of Education Review, v. 64, p. 282-297, 2018. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2018.02.002.
KOENKER, R.; BASSETT, G. Regression quantiles. Econometrica, v. 46, n. 1, p. 33-50, 1978.
LIU, R.; ALVARADO-URBINA, A.; HANNUM, E. Differences at the extremes? Gender, national contexts, and math performance in Latin America. American Educational Research Journal, v. 57, n. 3, p. 1290-1322, 2020. https://doi.org/10.3102/0002831219876236.
MARTÍ-BALLESTER, C. P. Factors that influence academic performance: analyzing gender differences in accounting students. Revista Educación, v. 43, n. 2, 2019. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i2.28916.
MORALES, S.; MORALES, O. ¿Por qué hay pocas mujeres científicas? Una revisión de literatura sobre la brecha de género en carreras STEM. ADResearch: Revista Internacional de Investigación em Comunicación, n. 22, p. 118-133, 2020.
PALERMO, G.; SILVA, D.; FERREIRA, M. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, n. 2, p. 367-394, 2014. https://doi.org/10.1590/s0102-30982014000200007.
PENNER, A. M.; PARET, M. Gender differences in mathematics achievement: exploring the early grades and the extremes. Social Science Research, v. 37, n. 1, p. 239-253, 2008. https://doi.org/10.1016/j.ssresearch.2007.06.012.
RIEGLE-CRUMB, C.; KING, B.; GRODSKY, E.; MULLER, C. The more things change, the more they stay the same? Prior achievement fails to explain gender inequality in entry into STEM college majors over time. American Educational Research Journal, v. 49, n. 6, p. 1048-1073, 2012. https://doi.org/10.3102/0002831211435229.
RINCÓN, M.; AGUILERA-PRADO, M.; LEÓN, J.; ANGULO, G. Diferencias en razonamiento cuantitativo de los universitarios colombianos por modalidad de formación y género. Revista de La Educación Superior, v. 50, n. 200, p. 69-84, 2021. https://doi.org/10.36857/resu.2021.200.1890.
ROVAI, A. P.; BAKER, J. D. Gender differences in online learning. Quarterly Review of Distance Education, v. 6, n. 1, p. 31-44, 2005.
SÁNCHEZ-JABBA, A. Etnic background and academic performance in Colombia. Revista de Economia Del Rosario, v. 14, n. 2, p. 189-227, 2011. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/economia/a.2158.
SOHN, K. A new insight into the gender gap in math. Bulletin of Economic Research, v. 64, n. 1, p. 135-155, 2012. https://doi.org/10.1111/j.1467-8586.2010.00358.x.
URBINA, G.; BÁRCENA, S. Herramientas de análisis multivariado para la invstigación social. Una guía práctica en STATA. Tecnológico de Monterrey, 2019.
YAZILITAS, D.; SVENSSON, J.; DE VRIES, G.; SAHARSO, S. Gendered study choice: a literature review. A review of theory and research into the unequal representation of male and female students in mathematics, science, and technology. Educational Research and Evaluation, v. 19, n. 6, p. 525-545, 2013. https://doi.org/10.1080/13803611.2013.803931.
ZHANG, Y.; TSANG, M. Gender gap in the National College Entrance Exam performance in China: a case study of a typical Chinese municipality. Asia Pacifico Education Review, v. 123, p. 27-36, 2015. https://doi.org/10.1007/s12564-014-9351-8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos de População
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.