Tipologia dos estabelecimentos escolares brasileiros

Autores

  • Cezar Augusto Cerqueira UPE
  • Diana Reiko Oya Tutya Sawyer Cedeplar/UFMG

Palavras-chave:

Educação, Demografia da educação, Escolas

Resumo

A proposta central do trabalho é a construção de uma tipologia para os estabelecimentos escolares brasileiros, a partir de um amplo conjunto de informações que envolvem a infra-estrutura oferecida pelos mesmos, seu porte, indicadores de qualidade do ensino oferecido, entre outros aspectos. A construção da tipologia cristaliza-se no delineamento de perfis extremos de escolas, na verdade grupos com características marcantes. Uma outra dimensão investigada foi a eficácia escolar, tendo como principal interesse verificar sua distribuição segundo os perfis anteriormente gerados. A tipologia das escolas revelou três perfis extremos: um de escolas com precárias condições de infraestrutura e indicadores deficientes de eficácia escolar; outro, em situação oposta, com grandes escolas, com boas condições de infra-estrutura e bons indicadores de eficácia; e um terceiro perfil, que ficou em uma posição de transição entre os dois primeiros. Preocupa o fato de que a maioria das escolas brasileiras aderiu ao perfil de precárias condições de infra-estrutura, quadro agravado pelas disparidades regionais.

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Publicado

2007-08-01

Como Citar

Cerqueira, C. A., & Sawyer, D. R. O. T. (2007). Tipologia dos estabelecimentos escolares brasileiros. Revista Brasileira De Estudos De População, 24(1), 53–67. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/202

Edição

Seção

Artigos originais