Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O documento com o manuscrito está em formato Word, espaçamento duplo e com fonte de letra Arial ou Times New Roman com 12 pts.
  • O manuscrito não inclui identificação dos autores em qualquer parte do documento, mesmo nas propriedades do documento, fontes de dados, tabelas, mapas ou como referências bibliográficas facilmente identificáveis.
  • Os arquivos complementares com gráficos, tabelas, mapas e outras ilustrações em formato editável e identificados (numeração) da mesma forma que no texto, conforme as instruções (caso não tenha certeza que o arquivo é editável, consulte a equipe da Revista), estão prontos para serem anexados à submissão.
  • Todos os elementos gráficos (gráficos, mapas, ilustrações em geral) e tabelas foram incluidos no corpo do texto próximo ao local onde devem aparecer no texto.
  • O manuscrito contempla todas as normas de formatação, conforme instruções.
  • Os dados de nome completo, contato (e-mail), país de residência, ORCID, instituição/afiliação e resumo da biografia (titulação máxima, local de formação, atuação profissional e endereço para correspondência) foram incluídas no cadastro de todos os autores.
  • O resumo contém ao redor de 200 palavras e foi informado nos 3 idiomas (português, inglês e espanhol, que devem ser traduções fiéis e não versões do resumo no idioma original).
  • O título e as palavras-chave foram informados nos 3 idiomas (português, inglês e espanhol).
  • O título, resumo e palavras-chave nos três idiomas foram incluídos no arquivo do manuscrito.
  • Certificar-se de inserir o Termo de Originalidade e o Formulário com informações complementares da submissão [ambos em formato PDF] como "Outro" no Passo 2 da submissão “Transferência do manuscrito”.
  • No caso de o artigo ou pesquisa envolver procedimentos com participantes humanos, ou dados sensíveis conforme a LGPD, assegura-se de submeter comprovante de aprovação do Comitê de Ética referente à coleta de dados que foram base para a elaboração do manuscrito.

Diretrizes para Autores

Tipos de documentos aceitos

 

Rebep aceita manuscritos para publicação nas seguintes categorias:

  •  Artigos de revisão: revisão crítica da literatura - não somente revisões bibliográficas - sobre temas no campo dos estudos populacionais e áreas correlatas (máximo de 10.000 palavras e três ilustrações);
  •  Artigos originais: resultados de pesquisa empírica, teórica experimental ou conceitual (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações);
  •  Nota técnica ou Notas de pesquisa: apresentação de análises prévias de pesquisas, cujos resultados sejam relevantes (máximo de 3.000 palavras e três ilustrações);
  •  Ponto de vista: opinião qualificada sobre tema de relevância ou crítica a artigo publicado em fascículo imediatamente anterior (máximo de 3.000 palavras e duas ilustrações);
  •  Resenha: crítica de livros publicados nos últimos três anos (máximo de 3.000 palavras);
  •  Debate: ensaios teóricos opinativos relacionados à discussão da dinâmica demográfica, seguidos de avaliações de autores convidados pelo editor e de resposta do autor do artigo principal (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

Note que a contagem de palavras não considera títulos, resumos, palavras-chave e referências. A Rebep aceita a submissão de preprints.

 

 

Contribuição dos(as) Autores(as)

 

A partir de 2024, a Rebep adotou a estrutura de taxonomia do CREDiT. Cada autor(a) é solicitado(a) a descrever sua contribuição na elaboração do manuscrito por meio do Formulário com informações complementares da submissão.

 

 

Preparação do Manuscrito

 
  •  Garantir que o arquivo enviado esteja em formato Microsoft Word, sem a identificação dos autores. Ver as diretrizes completas em “Formato de Envio dos Artigos”.
  •  Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando aplicável, página) estão devidamente referenciadas ao final do texto, seguindo as normas da ABNT. Todas as referências com formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem conter a URL completa no final da referência. URLs extensas devem ser encurtadas através do serviço: https://bitly.com/
  •  Assegurar o uso de palavras-chave padronizadas conforme os seguintes tesauros: Tesauro de Ciência da Informação (IBICT)Thesaurus UNESCO ou ERIC Thesaurus. O não cumprimento da inclusão de palavras-chave padronizadas resultará na autorização para a inserção de novos termos padronizados. Em caso de dúvidas, entre em contato com a editoria da revista. A quantidade de palavras-chave deve ser de até 5 (cinco) termos, tanto no idioma em português quanto em inglês e espanhol.
  •  Certificar-se de ter realizado o registro para apresentação do iD ORCID e inserir tal informação para cada autor(a) na plataforma de submissão. Garantir também que, na mesma plataforma, indique-se a afiliação completa dos autores (indicar instituição + faculdade e departamento, cidade, Estado e o país), conforme exemplo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria, São Paulo, SP, Brasil. Inserir também o resumo da biografia de cada autor(a), contendo: a titulação máxima, atividade profissional e local de formação. Adicionar, ainda, o contato de e-mail dos(as) autores(as) do manuscrito.
  •  Assegurar a autenticidade e singularidade da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido previamente publicado e/ou estar sendo submetido simultaneamente a outro periódico. Para tanto, preencher o Termo de Originalidade.
  •  Certificar-se de ter preenchido o Formulário com informações complementares da submissão e todos os seus 6 itens: 1. CRediT, 2. Reconhecimentos, 3. Financiamento, 4. Conflito de interesses, 5. Aprovação do Comitê de Ética e 6. Conformidade com a Ciência Aberta. 
  •  Certificar-se de haver inserido o Termo de Originalidade e o Formulário com informações complementares da submissão [ambos em formato PDF] como "Outro" no Passo 2 da submissão “Transferência do manuscrito”. 
  •  Assegurar-se de que submeteu a aprovação do Comitê de Ética referente à coleta de dados que foram base para a elaboração do manuscrito no caso de o artigo ou pesquisa envolver procedimentos com participantes humanos, ou dados sensíveis conforme a LGPD.
 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Os manuscritos devem ser digitados em Word, com espaço duplo, utilizando-se, preferencialmente, fonte de letra Arial ou Times New Roman 12. Os manuscritos devem ser enviados sem a identificação dos autores. No próprio manuscrito, no caso de submissões do tipo Artigos de revisão, Artigos originais, Nota técnica e Nota de pesquisa devem ser adicionados resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. Submissões do tipo ponto de vista e Resenha não necessitam de resumo.

Observações:

1. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelos editores, com base no texto recebido, cabendo aos(às) autores(as) a responsabilidade pelo original enviado.

2. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus(suas) autores(as) e não necessariamente as do Comitê Editorial ou da Revista.

 

 

Ativos Digitais

 
  •  Tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto.
  •  Os títulos dos elementos complementares devem identificar claramente o seu conteúdo, com a explicitação das variáveis e grupos populacionais referidos, com identificação do local e data/período a que se referem os dados. Os títulos dos eixos dos gráficos devem ser explicitados.
  •  A fonte dos dados utilizados nesses elementos deve identificar claramente a base de dados, com informação sobre o(a) produtor(a) dos dados, a base especificamente e o(s) ano(s) de referência, seguindo as normas da ABNT. Mudanças feitas pelos(as) autores(as) nos dados podem ser indicadas em 'Nota', abaixo da fonte de dados, assim como a autorização obtida dos editores para reprodução de objetos tomados/adaptados de outras publicações. O item "fonte" deve indicar a fonte dos dados e não quem elaborou o elemento gráfico.
  •  Em arquivos separados, anexar na submissão os elementos complementares: Gráficos, figuras e mapas. Tais arquivos devem ser enviados em formatos editáveis (não como figuras). Por exemplo, se gerados em planilhas de cálculo, devem ser enviados em um arquivo de planilha com cada elemento identificado da mesma forma que aparece no texto em Word. Gráficos que não foram gerados em planilha de cálculo devem ser enviados em formato EPS, WMF ou PDF editável com alta resolução (300 dpi ou mais). Mapas e fotos também devem ser enviados em formato editável. O título principal e a fonte de dados não devem ser incluídos como parte destes elementos, mas sim de forma separada no texto.
  •  Os gráficos, tabelas, mapas e figuras poderão ser coloridos.
 

 

Citações e Referências

 

A Rebep utiliza como referência as instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme indicado a seguir:

  •  Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições com mais de três linhas devem ser evitadas e, quando necessárias, aparecem destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto e sem as aspas. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre colchetes. Utiliza-se o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação (ABNT NBR 10520).
  •  Notas explicativas: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser mantidas ao mínimo e inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT NBR 10520).
  •  Referências bibliográficas: os elementos essenciais são autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver) (ABNT NBR 6023).

Ao longo do artigo: as referências devem aparecer com indicação do sobrenome do autor, data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (Mortara, 1982a, p. 427).

Ao final do artigo: as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) do primeiro autor citado. Não há recuo da segunda linha em relação à primeira. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o seguinte modelo:

Livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora e ano de publicação.

Ex.: NEWELL, C. Methods and models in demography. New York: Guilford Press, 1988.

Capítulo de livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado.

Ex.: ABOUZAHR, C. Maternal mortality overview. In: MURRAY, C. J. L.; LOPEZ, A. D. (Orgs.). Health dimensions of sex and reproduction. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998, p. 111-164.

Artigo de periódico: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título da revista, local, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data de publicação.

Ex.: SCHELLEKENS, J. Family allowances and fertility: socioeconomic differences. Demography, v. 46, n. 3, p. 461-468, 2009.

Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, inicial do prenome do autor. Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data de defesa.

Ex: CURTIS, S. L. Birth spacing, death clustering and infant mortality in Brazil. Ph.D, University of Southampton, U.K., 1992.

Em meio eletrônico: obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:", e a data do acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:".

Ex.: AHMAN, E.; DOLEA, C.; SHAH, I. The global burden of unsafe abortion in the year 2000. In: WHO - World Health Organization. Health statistics and health information systems. [S.d.]. Disponível em: <https://www.academia.edu/5066928/The_global_burden_of_unsafe_abortion_in_the_year_2000>. Acesso em: 25 mar. 2023.

Atenção: A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

 

 

Documentos Suplementares

 

Termo de Originalidade

Formulário com informações complementares da submissão

 

 

Declaração de Financiamento

 

Se o estudo contou com financiamento, indicar de qual(is) fonte(s) no Formulário com informações complementares da submissão, assim como o detalhamento sobre o papel dessa(s) fonte(s).

 

 

Informações Adicionais

 

A não adequação do trabalho submetido às normas da revista implicará na sua devolução aos(às) autores(as) para ajuste e posterior ressubmissão.

Artigos originais

Política padrão

Artigos de revisão

Política padrão de seção

Nota técnica

Política padrão

Resenha

Política padrão

Ponto de Vista

Política padrão

Debate

Política padrão