A imigração brasileira na França: do tipo histórico às modalidades migratórias contemporâneas

Autores

  • Gisele Maria Ribeiro de Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Rosana Baeninger Unicamp/NEPO

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-309820160007

Palavras-chave:

Migração internacional, Emigração-Brasil, Imigração-França, Determinantes da migração

Resumo

O cenário atual de intensa mobilidade do capital tem sido acompanhado por um crescente deslocamento internacional de população. As transformações sociais vivenciadas nas últimas décadas tornaram mais complexo o fenômeno da imigração e emigração internacionais, que se realizam sob “novas lógicas”, em especial devido à ampliação do mercado mundial e à dispersão da indústria e da produção de bens e serviços. É nesse contexto que o presente artigo reflete sobre a imigração brasileira na França após 1980, considerando as diferentes modalidades migratórias que compõem esse fluxo, as quais se redefinem na lógica da inserção do Brasil na rota das migrações internacionais. O caráter multifacetado da emigração de brasileiros e brasileiras para a França revela que, além dos históricos vínculos entre os países, as novas lógicas das migrações, no cenário geopolítico mundial do século XXI, anunciam a diversificação do fluxo de brasileiros e brasileiras em direção à França. A pesquisa de campo realizada na França, em 2012, com 82 imigrantes brasileiros evidenciou que há uma diversidade de perfis de migrantes e de modalidades migratórias. Essas modalidades foram engendradas a partir da leitura dos projetos migratórios e reconstruídas por meio do material obtido com as entrevistas semidirigidas realizadas com os imigrantes.

DOI http://dx.doi.org/10.20947/S0102-309820160007

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Maria Ribeiro de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Gisele Maria Ribeiro de Almeida é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense de Campos dos  Goytacazes.

Rosana Baeninger, Unicamp/NEPO

Rosana Baeninger é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora do Departamento de Demografia do IFCH/Unicamp e  pesquisadora do Nepo/Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Almeida, G. M. R. de, & Baeninger, R. (2016). A imigração brasileira na França: do tipo histórico às modalidades migratórias contemporâneas. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(1), 129–154. https://doi.org/10.20947/S0102-309820160007

Edição

Seção

Artigos originais