Construtos de incapacidade presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): uma análise baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

Autores

  • Luciana Castaneda Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – Laureate Universities, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Shamyr Sulyvan de Castro Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brasil
  • Ligia Bahia Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Inquéritos epidemiológicos. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Coleta de dados. Sistemas de Informação. Epidemiologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar construtos relacionados à incapacidade presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), tendo como ferramenta teórica a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).  Trata-se de estudo metodológico do tipo descritivo. A primeira etapa da pesquisa compreendeu a identificação dos blocos integrantes do instrumento de coleta que continham conteúdos referentes a funcionalidade, incapacidade e deficiência. Posteriormente, foram extraídos os conteúdos significativos e codificados para as categorias da CIF. Verificou-se que os domínios mais frequentes foram os relacionados a atividades e participação, seguidos pelos domínios de funções do corpo. Apenas um conteúdo relacionou-se aos fatores ambientais. O estudo mostrou que a CIF é uma ferramenta com grande aplicabilidade nos sistemas de informação de dados primários. Por sua linguagem universal e perspectiva biopsicossocial, a  classificação deve ser mais explorada no campo da epidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Castaneda, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – Laureate Universities, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fisioterapeuta, professora do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – Laureate Universities.

Shamyr Sulyvan de Castro, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, Brasil

Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Fisioterapeuta, professor adjunto do Departamento de Fisioterapia Aplicada – Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Ligia Bahia, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Médica, professora adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Castaneda, L., Castro, S. S. de, & Bahia, L. (2014). Construtos de incapacidade presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): uma análise baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Revista Brasileira De Estudos De População, 31(2), 419–429. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/677

Edição

Seção

Artigos originais