Migração e mobilidade pendular em municípios do aglomerado de confecções das mesorregiões Agreste de Pernambuco e Borborema da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0150

Palavras-chave:

Migração, Movimentos pendulares, Confecção de vestuário, Comércio de vestuário

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar indicadores de migração e mobilidade pendular da população residente em municípios selecionados de Pernambuco e da Paraíba, onde está localizado um aglomerado de confecções, paralelamente à evolução de indicadores da população ocupada em atividades econômicas que caracterizam o recorte territorial. A análise baseia-se nos microdados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010. Os municípios foram classificados em três grupos, em função da trajetória histórica para o desenvolvimento do aglomerado e da participação da população em atividades de produção e comercialização de vestuário e acessórios. Verificou-se que, no período considerado, a população do aglomerado aumentou sua participação nos respectivos estados em função da atratividade migratória, fato confirmado pelos resultados do saldo migratório, mas com diferenças importantes entre os grupos. Também foi observado crescimento da participação da população ocupada nas atividades referidas. Foram encontradas evidências do transbordamento das atividades vinculadas às confecções dos municípios centrais para os municípios periféricos do aglomerado. Por fim, evidenciou-se a ampliação de movimentos pendulares para trabalho, juntamente com a maior integração dos municípios do aglomerado em função desses movimentos e dos fluxos migratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Fusco, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

Wilson Fusco é doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e investigador colaborador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Roberto Véras de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Roberto Véras de Oliveira é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Departamento de Ciência Social e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia.

Morvan de Mello Moreira, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

Morvan de Mello Moreira é doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.

Referências

ANDRADE, T. de S. A estrutura institucional do APL de Confecções do Agreste Pernambucano e seus reflexos sobre a cooperação e a inovação: o caso do município de Toritama. Dissertação (Mestrado em Economia) − Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Universidade Federal da Paraíba (UFPA), João Pessoal, 2008.

ARAÚJO, C. A. Análise da cadeia têxtil e de confecções do estado de Pernambuco e os impactos nela do fim do Acordo sobre Têxteis e Vestuário – ATV. Dissertação (Mestrado em Economia) − Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2006.

BAENINGER, R. Migrações internas no Brasil no século 21: entre o local e o global. In: BAENINGER, R.; DEDECCA, C. (org.). Processos migratórios no estado de São Paulo: estudos temáticos. Campinas-SP: Nepo-Unicamp, 2013. p. 193-214. (Coleção Por Dentro do Estado de São Paulo, v. 10).

BAENINGER, R. Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações no século XVI. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais [...]. Caxambu-MG: Abep, 2008.

BAENINGER, R. São Paulo e suas migrações no final do século 20. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 84-96, set. 2005.

BAENINGER, R. Espaços ganhadores e espaços perdedores na dinâmica migratória paulista. In: HOGAN, D. J.; CUNHA, J. M. P. da; BAENINGER, R.; CARMO, R. L. do (org.). Migração e ambiente em São Paulo. Aspectos relevantes da dinâmica recente. Campinas-SP: Nepo-Unicamp, 2000. v. 1, p. 173-232.

BAPTISTA, E. A.; CAMPOS, J.; RIGOTTI, J. I. R. Migração de retorno no Brasil. Mercator, Fortaleza, v. 16, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4215/rm2017.e16010. Acesso em: 30 jan. 2019.

BRAGA, B. M. A dinâmica formal-informal do trabalho no parque das feiras e entorno: constituição histórica e mudanças recentes. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) − Programa de Pós- -graduação em Ciências Sociais (PPGCS), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2014.

BRITO, D. J. M.; OLIVEIRA, A. M. H. C. Determinantes da migração e da migração de retorno no Nordeste. In: VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE POPULAÇÃO E XX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Alap; Abep, 2016.

BRITO, F. Brasil, final de século: a transição para um novo padrão migratório. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais [...]. Caxambu-MG: Abep, 2000. v. 1, p. 1-44.

BRITTO, J.; CASSIOLATTO, J. Mais além da “guerra fiscal”: políticas industriais descentralizadas no caso brasileiro. Indicadores Econômicos FEE, v. 28, n. 3, p. 191-217, 2000.

BURNETT, A. A saga dos retalheiros: um estudo sobre a institucionalização da feira da sulanca no Agreste Pernambucano. Século XXI: Revista de Ciências Sociais, v. 3, n. 2, p. 9-40, jul./dez. 2013.

BURNETT, A. Era o tempo do pano na porta: instituição e desenvolvimento da feira da sulanca dos anos 1950 aos anos 1980. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) − Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2014.

CABRAL, R. Relações possíveis entre empreendedorismo, arranjos organizacionais e institucionais: estudo de casos múltiplos no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano. Tese (Doutorado em Administração) − Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2007.

CAMPELO, G. M. da C. A atividade de confecções e a produção do espaço em Santa Cruz do Capibaribe. Dissertação (Mestrado em Geografia) − Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 1983.

CARVALHO, J. A. M.; RIGOTTI, J. I. Os dados censitários brasileiros sobre migrações internas: algumas sugestões para análise. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 15 n. 2. p. 7-17, 1988.

CASTILHO, C. Pequena indústria e produção do espaço em Toritama-PE. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS SOBRE CRESCIMENTO URBANO. Anais [...]. Recife: Editora Massangana, 1987. p. 275-280.

CUNHA, J. M. P. Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise. São Paulo em Perspectiva, v. 19, n. 4, p. 3-20, 2005.

DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Diagnóstico do setor têxtil e de confecções de Caruaru e Região. Relatório de Pesquisa. Recife, 2010.

DOTA, E. M.; FERREIRA, F. C. Reestruturação produtiva, divisão territorial do trabalho e migração no Espírito Santo. In: IX CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE POBLACIÓN. Anais […]. Valparaíso, Chile: Alap, 2020.

DUARTE, R. S.; FUSCO, W. Migração e emprego precário em dois contextos distintos: São Paulo e Toritama. Caderno CRH, v. 21, n. 53, p. 337-347, maio/ago. 2008.

ESPÍRITO SANTO, W. Sulanqueiras: o trabalho com vestuário e outros ofícios no Agreste Pernambucano. Tese (Doutorado em Antropologia) − Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2013.

FREIRE, C. Da sulanca à fábrica: configurações do trabalho no Polo de Confecções de Pernambuco. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) − Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2016.

FUNDAJ – Fundação João Nabuco. O Polo de Confecções de Toritama: análise das relações de trabalho e da informalidade. Relatório de Pesquisa. Recife, 2008.

FUSCO, W.; VASCONCELOS, V. M. Migrantes costureiros: trabalhadores do setor de confecções em Toritama-PE. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 25, n. 1, p. 43-60, 2010.

FUSCO, W. Regiões metropolitanas do Nordeste: origens, destinos e retornos de migrantes. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Urbana, Brasília, ano XX, n. 39, p. 101-116, jul./dez. 2012.

FUSCO, W.; OJIMA, R. Educação e desenvolvimento regional: os efeitos indiretos da política de descentralização do ensino superior e a mobilidade pendular no estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 13, n. 1, p. 247-263, 2017.

GOMES, S. de C. Do comércio de retalhos à feira da sulanca: uma inserção de migrantes em São Paulo. Dissertação(Mestrado em Geografia Humana) − Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2002.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HELENO, E. do A. Configurações do trabalho a domicílio nas confecções de roupas de jeans no município de Toritama-PE. Tese (Doutorado em Sociologia) − Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2013.

HIRSCHMAN, A. Transmissão inter-regional do crescimento econômico. In: SCHWARTZMAN, S. (org.). Economia regional: textos escolhidos. Belo Horizonte: Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 1977.

LEONE, E. T.; BALTAR, P. O mercado de trabalho no Brasil nos anos 2000. Carta Social e do Trabalho, v. 19, p. 2-15, 2012.

LIMA, A. S. “Empreendendo” a sulanca: o Sebrae e o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) − Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2011.

LIMA, H. S. As lavanderias de jeans de Toritama: uma contribuição para a gestão das águas. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2006.

LIRA, S. M. de. Muito além das feiras da sulanca: a produção de confecções no Agreste-PE. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011.

LOBO, C.; CARDOSO, L.; ALMEIDA, I. L. de. Mobilidade pendular e integração regional: uma metodologia de análise para as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 20, n. 41, p. 171-189, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962018000100171&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2021.

LUCENA, W. Uma contribuição ao estudo das informações geradas pelas micro e pequenas empresas localizadas na cidade de Toritama, no Agreste de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) − Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2004.

LYRA, M. R. S. de B. O processo de migração de retorno no fluxo Pernambuco – São Paulo – Pernambuco. Tese (Doutorado em Demografia) − Programa de Pós-graduação em Demografia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 2003.

LYRA, M. R. S. de B. Sulanca x muamba: rede social que alimenta a migração de retorno. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 19, p. 144-154, 2005.

MACHADO, V. L. A feira de confecções como fator de integração e dinamismo regional: o eixo Caruaru/Toritama/Santa Cruz do Capibaribe–Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Geografia) − Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2005.

MATOS, F. R. N. O tecido empreendedor e o capital social costurando o desenvolvimento local: um estudo em um aglomerado de confecção no agreste pernambucano. Tese (Doutorado em Administração) − Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2009.

MOREIRA, M. de M.; FUSCO, W. Mapeando a fecundidade nordestina: 2000-2010. Confins, n. 33, 2017. Disponível em http://journals.openedition.org/confins/12528; DOI: 10.4000/confins.12528. Acesso em: 15 fev. 2018.

MYRDAL, G. Teoria econômica e regiões subdesenvolvidas. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1960.

NORONHA, E.; TURCHI, L. O pulo do gato da pequena indústria precária. Tempo Social, v. 19, n. 1, 2007.

OJIMA, R.; FUSCO, W. (org.). Migrações nordestinas no século 21 − Um panorama recente. São Paulo. Edgard Blücher, 2015.

OLIVEIRA, F. de. Elegia para uma re(li)gião: Sudene, Nordeste, planejamento e conflito de classes. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

PATARRA, N. L.; BAENINGER, R. Mobilidade espacial da população no Mercosul: metrópoles e fronteiras. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 60, p. 83-102, 2006.

PEREIRA, A. M. B. A. Dinâmica formal-informal em lavanderias de jeans e suas implicações nas relações de trabalho. Tese (Doutorado em Administração) − Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2018.

PEREIRA, J. N. "Empreendedoras" das confecções: um estudo sobre a implementação do MEI e o trabalho faccionado no Agreste Pernambucano. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) − Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2019.

PEREIRA NETO, E. Qualificação e informalidade: os modos de atuação do Senai no Polo de Confecções de Pernambuco. Recife: Editora Massangana, 2013.

POCHMANN, M. O emprego no desenvolvimento da nação. São Paulo: Boitempo, 2008.

RABOSSI, F. En la ruta de las confecciones. Critica en desarrollo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, v. 2, p. 151-171, 2008.

RAPOSO, M.; GOMES, G. Estudo de caracterização econômica do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Recife: Fade/UFPE/Sebrae, 2003. Disponível em: http://200.249.132.89:8030/downloads/poloconfec.pdf Acesso em: 15 dez. 2018.

SÁ, M. Feirantes: quem são e como administram seus negócios. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011.

SABOIA, J. A dinâmica da descentralização industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Economia, UFRJ, 2001. (Texto para Discussão, n. 452).

SEBRAE. Estudo econômico do Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano, 2012. Relatório final. Recife, 2013.

SILVA, S. R. A juventude na “sulanca”: os desafios da inserção no mundo do trabalho em Taquaritinga do Norte-PE. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) − Programa de Pós- -graduação em Ciências Sociais, Universidade de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2009.

SOUZA, A. M. de. A gente trabalha onde a gente vive: a vida social das relações econômicas-parentesco, “conhecimento” e as estratégias econômicas no agreste das confecções. Dissertação (Mestrado em Antropologia) − Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2012.

VASCONCELOS, V. M. Migração e pendularidade: as consequências de atração de população para o município de Toritama-PE. Dissertação (Mestrado em Geografia) − Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2012.

VÉRAS DE OLIVEIRA, R. O Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco: ensaiando uma perspectiva de abordagem. In: ARAÚJO, A.; VÉRAS DE OLIVEIRA, R. (org.). Formas de trabalho no capitalismo atual. São Paulo: Annablume, 2011.

VÉRAS DE OLIVEIRA, R. O Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco: elementos para uma visão panorâmica. In: VÉRAS DE OLIVEIRA, R.; SANTANA, M. A. (org.). Trabalho em territórios produtivos reconfigurados no Brasil. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013.

VÉRAS DE OLIVEIRA, R. Trabalho no Nordeste em perspectiva histórica. Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p. 49-74, 2016.

XAVIER, M. O processo de produção do espaço urbano em economia retardatária: a aglomeração produtiva de Santa Cruz do Capibaribe (1960-2000). Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) − Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2006.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Fusco, W., Véras de Oliveira, R., & de Mello Moreira, M. . (2021). Migração e mobilidade pendular em municípios do aglomerado de confecções das mesorregiões Agreste de Pernambuco e Borborema da Paraíba. Revista Brasileira De Estudos De População, 38, 1–36. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0150

Edição

Seção

Artigos originais