Impactos da estrutura etária em indicadores de educação no Brasil, 1991
Resumo
O artigo analisa a relação existente entre o tamanho relativo da população em idade escolar e a quantidade e qualidade do ensino fundamental no Brasil, através de uma análise cross section dos municípios brasileiros no ano de 1991, utilizando como referência metodológica o trabalho de Schultz (1987). Desta forma, avalia-se se a queda da fecundidade, com alterações na razão de dependência, terá um impacto positivo na quantidade e na qualidade do ensino brasileiro. O trabalho faz também uma análise descritiva dos estados e municípios levando em consideração alguns indicadores educacionais, permitindo estudar as particularidades destes indicadores. Conclui que uma queda da fecundidade e, conseqüentemente, uma diminuição proporcional na população jovem trarão impactos positivos no sistema educacional, proporcionando um aumento da cobertura do ensino público e uma melhora na sua qualidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.