O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, características e contribuições na investigação da escola eficaz

Autores

  • Maria Eugenia Ferrão ENCE/IBGE
  • Kaizô Iwakami Beltrão ENCE/IBGE
  • Cristiano Fernandes PUC-RJ
  • Denis Santos ENCE/IBGE
  • Mayte Suárez PUC-RJ
  • Adler do Couto Andrade INEP/MEC

Resumo

O artigo descreve o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) quanto aos seus objetivos e características e relata uma pesquisa desenvolvida para a identificação dos fatores associados ao desempenho escolar e à eficiência do sistema educacional. Modelos de regressão multinível foram aplicados aos dados do SAEB-99, tendo sido dada maior ênfase à análise da 4a série do ensino fundamental. Considerou-se a estrutura hierárquica de dois níveis, sendo aluno a unidade do nível 1 e escola a unidade do nível 2. A variável resposta é a proficiência dos alunos nas cinco disciplinas testadas: Matemática, Português, Ciências, Geografia e História. Foram ajustados modelos para as cinco macrorregiões do Brasil – Norte (NO), Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sul e Centro- Oeste (CO). O artigo apresenta, ainda, alguns dos resultados da pesquisa relacionados ao perfil dos alunos e escolas.

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Publicado

2001-12-31

Como Citar

Ferrão, M. E., Beltrão, K. I., Fernandes, C., Santos, D., Suárez, M., & Andrade, A. do C. (2001). O SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, características e contribuições na investigação da escola eficaz. Revista Brasileira De Estudos De População, 18(1/2), 111–130. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/347

Edição

Seção

Artigos originais