Os indígenas Xavante no Censo Demográfico de 2010

Autores

  • Luciene Guimarães de Souza Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp)
  • Silvia Angela Gugelmin Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Barbara Coelho Barbosa da Cunha Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp)
  • Marina Atanaka Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0025

Palavras-chave:

Povos indígenas, Demografia, Censo Demográfico, Xavante

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, a partir de dados do Censo Demográfico de 2010, a distribuição geográfica e algumas características sociodemográficas dos indígenas da etnia Xavante no Brasil. Para tanto, foram utilizadas as seguintes variáveis do questionário básico do Censo: etnia; situação de domicílio; localização do domicílio (dentro ou fora de Terra Indígena – TI); cor ou raça; língua falada no domicílio; renda; e alfabetização. A captação dos dados foi realizada no Banco Multidimensional de Estatística (BME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, considerando as TI Xavante, os 15 municípios onde estão inseridas as TI, os três municípios no entorno dessas TI e o município de Cuiabá. Dos 19.259 declarados indígenas Xavante, 91,6% residiam em área rural e 85,9% falavam a língua indígena no domicílio. Os municípios de Campinápolis, Barra do Garças, Nova Nazaré e General Carneiro, juntos, somavam 75,1% do contingente populacional residente em área rural. Nas TI Areões, Pimentel Barbosa e  Sangradouro-Volta Grande, todos se declararam indígenas e da etnia Xavante. Nas TI Chão Preto e Marechal Rondon somente a pergunta “se considera indígena” conseguiu captá-los, pois todos se declararam em outras categorias de cor ou raça. Uma comparação com outra fonte de informações indica que os dados populacionais totais do Censo 2010 são  compatíveis com aqueles encontrados no registro da área da saúde. Considera-se que, para o caso Xavante, o Censo de 2010 tem um grande potencial para análises de dados demográficos e poderia ser avaliado para outras etnias indígenas específicas, desde que comparados com informações socioantropológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Guimarães de Souza, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp)

Luciene Guimarães de Souza é doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz – Ensp/Fiocruz e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é vinculada à Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai, atuando na Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Silvia Angela Gugelmin, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Silvia Angela Gugelmin é doutora e mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz – Ensp/Fiocruz e graduada em Nutrição pela  Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta II do Departamento de Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva – ISC da Universidade Federal de Mato Grosso no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC.

Barbara Coelho Barbosa da Cunha, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp)

Barbara Coelho Barbosa da Cunha é doutoranda e mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz – Ensp/ Fiocruz e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Uenf.

Marina Atanaka, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Marina Atanaka é doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso e graduada em Enfermagem e  Obstetrícia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2016-11-13

Como Citar

Souza, L. G. de, Gugelmin, S. A., Cunha, B. C. B. da, & Atanaka, M. (2016). Os indígenas Xavante no Censo Demográfico de 2010. Revista Brasileira De Estudos De População, 33(2), 327–347. https://doi.org/10.20947/S0102-30982016a0025

Edição

Seção

Dossiê