Características da participação das pessoas com deficiência e/ou limitação funcional no mercado de trabalho brasileiro

  • Vinicius Gaspar Garcia Faculdades de Campinas (Facamp), Campinas-SP, Brasil
  • Alexandre Gori Maia Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil
Palavras-chave: Inclusão e cidadania. Mercado de trabalho. Desigualdade. Lei das cotas.

Resumo

Este trabalho analisa a inserção no mercado de trabalho brasileiro das pessoas com deficiência, com base nos resultados do Censo Demográfico 2010. O estudo apresenta uma classificação para o contingente de pessoas com deficiência (PcD) e pessoas com limitações funcionais (PcLF), no sentido de apurar com mais precisão a dinâmica populacional e de inserção no trabalho de um contingente de pessoas com níveis maiores de limitação física, sensorial ou cognitiva (PcD), separando-o do conjunto de indivíduos com impedimentos “mais leves” (PcLF). Outros objetivos específicos deste trabalho são: comparar os diferenciais de renda e de inserção ocupacional dessas populações; e decompor os determinantes das diferenças de rendimentos em uma parcela devida às características  socioeconômica e de inserção ocupacional e em outra devida a fatores não observáveis. Os resultados destacam como as PcD – ao enfrentarem condições mais adversas em termos de formação escolar e acesso ao trabalho, decorrentes, muitas vezes, das barreiras e obstáculos ainda existentes na sociedade – apresentam desvantagens em termos da dinâmica socioeconômica e de inserção ocupacional em relação tanto à população sem qualquer tipo de deficiência ou limitação funcional, como ao segmento populacional com limitações mais leves (PcLF). Ao final, discutem-se políticas e ações que poderiam incrementar e aprimorar as condições de participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Gaspar Garcia, Faculdades de Campinas (Facamp), Campinas-SP, Brasil
Economista e doutor em Desenvolvimento Econômico. Professor das Faculdades de Campinas (Facamp).
Alexandre Gori Maia, Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil
Estatístico e doutor em Desenvolvimento Econômico. Professor do Instituto de Economia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicado
2014-12-29
Como Citar
Garcia, V. G., & Maia, A. G. (2014). Características da participação das pessoas com deficiência e/ou limitação funcional no mercado de trabalho brasileiro. Revista Brasileira De Estudos De População, 31(2), 395-418. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/679
Seção
Artigos originais