Diferenciais de ingresso escolar em Minas Gerais em 1991, segundo o status migratório: uma aplicação do modelo Profluxo

Autores

  • Adriana de Miranda-Ribeiro Cedeplar/UFMG

Resumo

O artigo analisa os diferenciais de eficiência no ingresso escolar para os residentes em Minas Gerais em 1991, separados em três grupos, conforme o status migratório – natural, migrante antigo e migrante recente –, de cinco áreas, definidas de acordo com a Taxa Líquida de Migração do município de enumeração. A eficiência no ingresso escolar foi obtida a partir da taxa de cobertura escolar, aplicando-se o modelo Profluxo de Philip Fletcher e utilizando-se os microdados do Censo Demográfico Brasileiro de 1991. Procurou-se responder às seguintes perguntas: como se comporta o ingresso escolar dos três grupos, de áreas diferentes; o que se pode inferir sobre o fenômeno migratório à luz das características educacionais dos três grupos; como se comporta o modelo Profluxo em áreas desagregadas.

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Publicado

2001-12-31

Como Citar

Miranda-Ribeiro, A. de. (2001). Diferenciais de ingresso escolar em Minas Gerais em 1991, segundo o status migratório: uma aplicação do modelo Profluxo. Revista Brasileira De Estudos De População, 18(1/2), 75–96. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/345

Edição

Seção

Artigos originais