A escolarização das pessoas com deficiência no Brasil: atendimento, atraso e progressão no ensino fundamental segundo o Censo 2000

Autores

  • Tiago Henrique P. M. França Universidade de Coimbra
  • Eduardo Luis Gonçalves Rios-Neto Departamento de Demografia do Cedeplar/UFMG

Palavras-chave:

Deficiência, Atendimento escolar, Atraso escolar, Probabilidade de progressão por série

Resumo

O presente artigo tem por objetivo evidenciar a implicação das deficiências sobre o atendimento, o atraso e a progressão escolar no ensino fundamental. Para tal, é utilizada a modelagem estatística logística binária. Após apresentação dos diferentes conceitos de deficiência, por meio do Censo 2000, transcorre-se a análise dos quesitos pretendidos. A progressão escolar é pesquisada por meio da medida nomeada probabilidade de progressão por série (PPS), dos três pontos de maior relevância no desenvolvimento do ensino fundamental. Os resultados indicam grande disparidade entre as deficiências na determinação dos elementos investigados. Em geral, todas as condições se mostram como fatores que desfavorecem o desenvolvimento na carreira escolar. Porém, a implicação das deficiências sobre as PPS se reduz com o avanço no ensino fundamental, sendo também menos significativa a cada etapa sequente. Entre os quesitos analisados, o atraso escolar demonstrou sofrer relevante variação, devido ao controle por fatores de natureza socioeconômica. No mais, este trabalho contém resultados e aponta contributos para o desenvolvimento científico dessa área de estudo.

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Publicado

2012-01-12

Como Citar

França, T. H. P. M., & Rios-Neto, E. L. G. (2012). A escolarização das pessoas com deficiência no Brasil: atendimento, atraso e progressão no ensino fundamental segundo o Censo 2000. Revista Brasileira De Estudos De População, 29(2), 239–257. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/32

Edição

Seção

Artigos originais