Estruturação intra-urbana na região do Distrito Federal e entorno: a mobilidade e a segregação socioespacial da população

Autores

  • Maria Célia Silva Caiado Unicamp

Palavras-chave:

Mobilidade intra-urbana, Distribuição espacial da população, Estruturação urbana

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar as alterações na distribuição e mobilidade espacial da população, que podem ser associadas ao processo de urbanização e estruturação intra-urbana na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – Ride, envolvendo, além do Distrito Federal, municípios pertencentes aos Estados de Goiás e Minas Gerais. A Ride apresenta especificidades relacionadas ao processo de desenvolvimento econômico, à ocupação territorial e à gestão urbana, que a diferenciam das demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas nacionais, principalmente no que se refere às possibilidades de atuação estatal na gestão urbana, pelas peculiaridades do processo de ocupação territorial do Distrito Federal – cidade planejada para ser pólo de desenvolvimento e sede administrativa nacional. Essas especificidades, no entanto, não foram capazes de promover a apropriação igualitária das vantagens locacionais do espaço urbano, fazendo com que a configuração socioespacial da região se assemelhasse às encontradas nas demais aglomerações urbanas e metrópoles nacionais, principalmente no que diz respeito às desigualdades no processo de distribuição socioespacial da população.

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Publicado

2005-08-01

Como Citar

Caiado, M. C. S. (2005). Estruturação intra-urbana na região do Distrito Federal e entorno: a mobilidade e a segregação socioespacial da população. Revista Brasileira De Estudos De População, 22(1), 55–88. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/254

Edição

Seção

Artigos originais