Reconstruindo Babel: comparando o bem-estar multidimensional de diferentes contextos culturais em busca de soluções comuns para o desenvolvimento
Palavras-chave:
Pobreza multidimensional, Amazônia, TailândiaResumo
Com base na tradição teórica relativa a estratégias de sobrevivência e portfólios de capitais, propõe-se uma adaptação e combinação de metodologias existentes para análise do bem-estar em domicílios rurais, com especial atenção à comparação entre diferentes contextos. Em primeiro lugar, estimou-se uma medida multidimensional de pobreza, baseada em lógica nebulosa, para duas áreas de fronteira agrícola: Nang Rong, na Tailândia, e Altamira, no Brasil. Para que a comparação entre os contextos fosse possível, uma segunda estimativa foi obtida, utilizando-se um subconjunto das medidas presentes nas duas áreas de estudo. Os resultados sugerem que o padrão de resposta em relação a várias características-chave – por exemplo, educação, renda e razão de dependência demográfica – é robusto à especificação do modelo. Conclui-se que generalizações comparativas, úteis na formulação de políticas públicas que sejam custo-eficientes quanto à intervenção em contextos distintos, poderiam ser identificadas em diversas situações. Mais genericamente, a presente abordagem fornece aos pesquisadores e gestores de políticas um arcabouço que possibilite entender a interação do contexto com a construção subjetiva de bem-estar. A compreensão dessa interação é útil para distinguir corolários estáveis de pobreza daqueles que são voláteis em contextos distintos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.