Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0271Palavras-chave:
Migração, Fluxo escolar, Minas GeraisResumo
A migração dos estudantes é um importante fenômeno que pode ter implicações para o resultado educacional. Poucos estudos avaliaram a influência da migração na escolaridade dos indivíduos, sobretudo no contexto dos países em desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação das migrações com o fluxo escolar da coorte de estudantes de Minas Gerais que estavam matriculados no 1º ano do ensino fundamental, em 2008. Utilizaram-se dados longitudinais preparados a partir dos Censos Escolares, de 2008 a 2019, para comparar a regularidade do fluxo escolar dos estudantes migrantes, por quantidade de migrações, com a dos não migrantes. Foram encontradas baixas diferenças na regularidade de fluxo escolar entre migrantes e não migrantes antes da migração. Por outro lado, o fluxo escolar de migrantes se torna mais irregular após o movimento, exceto para migrações realizadas em transições de níveis escolares. No caso de migrações na transição para o ensino médio, foram encontradas alta seletividade positiva antes da migração e baixa variação após. Isto indica que a migração pode ter como objetivo o investimento em educação. Os resultados evidenciam a necessidade de se considerar a migração em estudos sobre resultados educacionais e os ganhos de uma análise longitudinal para os estudos demográficos.
Downloads
Referências
ASTONE, N. M.; MCLANAHAN, S. S. Family structure, residential mobility, and school dropout: a research note. Demography, v. 31, n. 4, p. 575-584, 1994.
BARROS, R. P. de et al. Consequências da violação do direito à educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.
BERNARD, A.; BELL, M. Educational selectivity of internal migrants: a global assessment. Demographic Research, v. 39, p. 835-854, 2018. https://doi.org/10.4054/DemRes.2018.39.29
BOZICK, R.; MALCHIODI, A.; MILLER, T. Premigration school quality, time spent in the United States, and the math achievement of immigrant high school students. Demography, v. 53, n. 5, p. 1477-1498, Oct. 2016.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 9 fev. 2023.
CHAE, S.; GLICK, J. E. Educational selectivity of migrants and current school enrollment of children left behind: analyses in three African countries. International Migration Review, v. 53, p. 736-769, 2019.
COLEMAN, J. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, v. 94, p. S95-S120, 1988.
COLEMAN, J. Foundations of social theory. Cambridge, MA: Belknap Press, 1990.
ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C.; SOARES, J. F. Desigualdades educacionais no Brasil contemporâneo: definição, medida e resultados. Dados, v. 68, n. 1, e20220109, 2025. https://doi.org/10.1590/dados.2025.68.1.345
FELICIANO, C. Educational selectivity in US immigration: how do immigrants compare to those left behind? Demography, v. 42, n. 1, p. 131-152, 2005. https://doi:10.1353/dem.2005.0001
FERRÃO, M. E.; ALVES, M. T. G. The relationship between students’ socio-demographics and the probability of grade repetition in Brazilian primary education: is it decreasing over time? Large-scale Assessment in Education, v. 11, article 12, 2023. https://doi.org/10.1186/s40536-023-00160-0
FERRÃO, M. E.; COSTA, P. M.; MATOS, D. A. S. The relevance of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on grade repetition in Brazil: a multilevel logistic model of PISA 2012. Large-scale Assessment in Education, v. 5, article 7, 2017. https://doi.org/10.1186/s40536-017-0036-8
FRIO, G. S.; FONTES, L. F. C. Wage differentials associated with race between 2002 and 2014 in Brazil: evidence from a quantile decomposition. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 87, p. 568-588, 2018. https://doi.org/10.1590/1984-9250872
GAMBOL, B. Multi-dimensional hyper-selectivity and divergent mobilities: second-generation Filipinos and Chinese. Ethnic and Racial Studies, v. 46, n. 5, p. 898-920, 2023. https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1080/01419870.2022.2085521
GLICK, J. E.; YABIKU, S. T. Migrant children and migrants’ children: nativity differences in school enrollment in Mexico and the United States. Demographic Research, v. 35, p. 201-229, Jul. 2016.
GOKSEN, F.; CEMALCILAR, Z. Social capital and cultural distance as predictors of early school dropout: implications for community action for Turkish internal migrants. International Journal of Intercultural Relations, v. 34, n. 2, p. 163-175, Mar. 2010.
GONZÁLEZ-LEONARDO, M.; BERNARD, A.; GARCÍA-ROMÁN, J.; LÓPEZ-GAY, A. Educational selectivity of native and foreign-born internal migrants in Europe. Demographic Research, v. 47, p. 1033-1046, 2022. https://doi.org/10.4054/DemRes.2022.47.34
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Estimativas de fluxo escolar a partir do acompanhamento longitudinal dos registros de aluno do Censo Escolar do período 2007-2016. Brasília, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2007_2016/nota_tecnica_taxas_transicao_2007_2016.pdf Acesso em: 9 fev. 2023.’
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso). Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. 2011. Escola Nacional de Administração Pública (Enap), mar. 2011. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/280 Acesso em: 9 fev. 2023.
LUTHRA, R. R. Intergenerational returns to migration? Comparing educational performance on both sides of the German border. Institute for Social and Economic Research, 2010. (ISER Working Paper Series).
MALAGUTH, T. Z. Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2022.
MCAULIFFE, M.; TRIANDAFYLLIDOU, A. (Ed.). World migration report 2022. Geneva: International Organization for Migration (IOM), 2021.
LUTZ, W.; GOUJON, A.; DOBLHAMMER-REITER, G. Demographic dimensions in forecasting: adding education to age and sex. Population and Development Review, v. 24, p. 42-58, 1998.
MIRANDA-RIBEIRO, A. de. Diferenciais de ingresso escolar em Minas Gerais em 1991, segundo o status migratório: uma aplicação do modelo Profluxo. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 18, n. 1/2, p. 75-96, 31 dez. 2001.
PRIBESH, S.; DOWNEY, D. B. Why are residential and school moves associated with poor school performance? Demography, v. 36, n. 4, p. 521-534, 1999.
RIBEIRO, S. C. A pedagogia da repetência. Estudos em Avaliação Educacional, n. 4, p. 73-86, jul./dez. 1991.
RIGOTTI, J. I. R.; CASTRO, M. C.; HADAD, R. M. Mapping the education-gain and the education-drain: the role of internal migration in education trajectories - Brazil, 2007-2017. In: IUSSP INTERNATIONAL POPULATION CONFERENCE 2021. Proceedings [...]. Hyderabad, India, 2021.
RIGOTTI, J. I. R.; FAZITO, D.; CAMPOS, J. A distribuição espacial de mão de obra qualificada no Brasil é um entrave ao crescimento econômico de maior valor agregado no interior do país? In: OLIVEIRA, M. P. P. de; NASCIMENTO, P. A. M. M.; MACIENTE, A. N.; CARUSO, L. A.; SCHNEIDER, E. M. (Org.). Rede de pesquisa formação e mercado de trabalho - coletânea de artigos: tendências e aspectos demográficos do mercado de trabalho. Brasília, Ipea/ABDI, 2014. p. 75-116.
RIGOTTI, J. I. R.; HADAD, R. M. An analysis of the relationship between internal migration and education in Brazil. Background paper prepared for the 2019 Global Education Monitoring Report. Unesco, 2018.
RIGOTTI, J. I. R.; SIGNORINI, B. A.; HADAD, R. M. Migração intermunicipal de estudantes do ensino básico do Brasil entre 2007 e 2015. Perspectiva, v. 38, n. 4, p. 1-24, dez. 2020.
ROGERS, A.; CASTRO, L. Model migration schedules. Laxenburg: International Institute for Applied Systems Analysis,1981.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 147-165, 2003.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; FONSECA, J. A. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 38, p. 1-21, 2021.
TEIXEIRA DE FREITAS, M. A. A evasão escolar no ensino primário brasileiro. Revista Brasileira de Estatística, v. 1, n. 4, p. 697-722, 1940.
THOMAS, K. J. A. Migration processes, familial characteristics, and schooling dropout among black youths. Demography, v. 49, n. 2, p. 477-498, May 2012.
UNITED NATIONS. Manual VI: Methods of measuring internal migration. New York: United Nations Publication, 1970.
WANG, X. et al. Migration, schooling choice, and student outcomes in China. Population and Development Review, v. 43, n. 4, p. 625-643, Dec. 2017.
XU, D. et al. Not a zero-sum game: migration and child well-being in contemporary China. Demographic Research, v. 38, p. 691-729, Jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos de População

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.