Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0271

Palavras-chave:

Migração, Fluxo escolar, Minas Gerais

Resumo

A migração dos estudantes é um importante fenômeno que pode ter implicações para o resultado educacional. Poucos estudos avaliaram a influência da migração na escolaridade dos indivíduos, sobretudo no contexto dos países em desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação das migrações com o fluxo escolar da coorte de estudantes de Minas Gerais que estavam matriculados no 1º ano do ensino fundamental, em 2008. Utilizaram-se dados longitudinais preparados a partir dos Censos Escolares, de 2008 a 2019, para comparar a regularidade do fluxo escolar dos estudantes migrantes, por quantidade de migrações, com a dos não migrantes. Foram encontradas baixas diferenças na regularidade de fluxo escolar entre migrantes e não migrantes antes da migração. Por outro lado, o fluxo escolar de migrantes se torna mais irregular após o movimento, exceto para migrações realizadas em transições de níveis escolares. No caso de migrações na transição para o ensino médio, foram encontradas alta seletividade positiva antes da migração e baixa variação após. Isto indica que a migração pode ter como objetivo o investimento em educação. Os resultados evidenciam a necessidade de se considerar a migração em estudos sobre resultados educacionais e os ganhos de uma análise longitudinal para os estudos demográficos.

Downloads

Biografia do Autor

Thiago Zordan Malaguth, Max Planck Institute for Demographic Research, Rostock, Alemanha

Thiago Zordan Malaguth é doutorando em Demografia no Max Planck Institute for Demographic Research (MPIDR), mestre em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Políticas Públicas pelo Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG/FJP).

José Irineu Rangel Rigotti, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

José Irineu Rangel Rigotti é doutor e mestre em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Geografia pela UFMG. Professor associado II do Departamento de Demografia, da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar).

Renato Moreira Hadad, Departamento de Produção, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (DEP/PUC Minas), Belo Horizonte-MG, Brasil

Renato Moreira Hadad é doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG. Professor residente da Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Referências

ASTONE, N. M.; MCLANAHAN, S. S. Family structure, residential mobility, and school dropout: a research note. Demography, v. 31, n. 4, p. 575-584, 1994.

BARROS, R. P. de et al. Consequências da violação do direito à educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

BERNARD, A.; BELL, M. Educational selectivity of internal migrants: a global assessment. Demographic Research, v. 39, p. 835-854, 2018. https://doi.org/10.4054/DemRes.2018.39.29

BOZICK, R.; MALCHIODI, A.; MILLER, T. Premigration school quality, time spent in the United States, and the math achievement of immigrant high school students. Demography, v. 53, n. 5, p. 1477-1498, Oct. 2016.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 9 fev. 2023.

CHAE, S.; GLICK, J. E. Educational selectivity of migrants and current school enrollment of children left behind: analyses in three African countries. International Migration Review, v. 53, p. 736-769, 2019.

COLEMAN, J. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, v. 94, p. S95-S120, 1988.

COLEMAN, J. Foundations of social theory. Cambridge, MA: Belknap Press, 1990.

ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C.; SOARES, J. F. Desigualdades educacionais no Brasil contemporâneo: definição, medida e resultados. Dados, v. 68, n. 1, e20220109, 2025. https://doi.org/10.1590/dados.2025.68.1.345

FELICIANO, C. Educational selectivity in US immigration: how do immigrants compare to those left behind? Demography, v. 42, n. 1, p. 131-152, 2005. https://doi:10.1353/dem.2005.0001

FERRÃO, M. E.; ALVES, M. T. G. The relationship between students’ socio-demographics and the probability of grade repetition in Brazilian primary education: is it decreasing over time? Large-scale Assessment in Education, v. 11, article 12, 2023. https://doi.org/10.1186/s40536-023-00160-0

FERRÃO, M. E.; COSTA, P. M.; MATOS, D. A. S. The relevance of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on grade repetition in Brazil: a multilevel logistic model of PISA 2012. Large-scale Assessment in Education, v. 5, article 7, 2017. https://doi.org/10.1186/s40536-017-0036-8

FRIO, G. S.; FONTES, L. F. C. Wage differentials associated with race between 2002 and 2014 in Brazil: evidence from a quantile decomposition. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 87, p. 568-588, 2018. https://doi.org/10.1590/1984-9250872

GAMBOL, B. Multi-dimensional hyper-selectivity and divergent mobilities: second-generation Filipinos and Chinese. Ethnic and Racial Studies, v. 46, n. 5, p. 898-920, 2023. https://doi-org.ez27.periodicos.capes.gov.br/10.1080/01419870.2022.2085521

GLICK, J. E.; YABIKU, S. T. Migrant children and migrants’ children: nativity differences in school enrollment in Mexico and the United States. Demographic Research, v. 35, p. 201-229, Jul. 2016.

GOKSEN, F.; CEMALCILAR, Z. Social capital and cultural distance as predictors of early school dropout: implications for community action for Turkish internal migrants. International Journal of Intercultural Relations, v. 34, n. 2, p. 163-175, Mar. 2010.

GONZÁLEZ-LEONARDO, M.; BERNARD, A.; GARCÍA-ROMÁN, J.; LÓPEZ-GAY, A. Educational selectivity of native and foreign-born internal migrants in Europe. Demographic Research, v. 47, p. 1033-1046, 2022. https://doi.org/10.4054/DemRes.2022.47.34

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Estimativas de fluxo escolar a partir do acompanhamento longitudinal dos registros de aluno do Censo Escolar do período 2007-2016. Brasília, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2007_2016/nota_tecnica_taxas_transicao_2007_2016.pdf Acesso em: 9 fev. 2023.’

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso). Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. 2011. Escola Nacional de Administração Pública (Enap), mar. 2011. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/280 Acesso em: 9 fev. 2023.

LUTHRA, R. R. Intergenerational returns to migration? Comparing educational performance on both sides of the German border. Institute for Social and Economic Research, 2010. (ISER Working Paper Series).

MALAGUTH, T. Z. Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2022.

MCAULIFFE, M.; TRIANDAFYLLIDOU, A. (Ed.). World migration report 2022. Geneva: International Organization for Migration (IOM), 2021.

LUTZ, W.; GOUJON, A.; DOBLHAMMER-REITER, G. Demographic dimensions in forecasting: adding education to age and sex. Population and Development Review, v. 24, p. 42-58, 1998.

MIRANDA-RIBEIRO, A. de. Diferenciais de ingresso escolar em Minas Gerais em 1991, segundo o status migratório: uma aplicação do modelo Profluxo. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 18, n. 1/2, p. 75-96, 31 dez. 2001.

PRIBESH, S.; DOWNEY, D. B. Why are residential and school moves associated with poor school performance? Demography, v. 36, n. 4, p. 521-534, 1999.

RIBEIRO, S. C. A pedagogia da repetência. Estudos em Avaliação Educacional, n. 4, p. 73-86, jul./dez. 1991.

RIGOTTI, J. I. R.; CASTRO, M. C.; HADAD, R. M. Mapping the education-gain and the education-drain: the role of internal migration in education trajectories - Brazil, 2007-2017. In: IUSSP INTERNATIONAL POPULATION CONFERENCE 2021. Proceedings [...]. Hyderabad, India, 2021.

RIGOTTI, J. I. R.; FAZITO, D.; CAMPOS, J. A distribuição espacial de mão de obra qualificada no Brasil é um entrave ao crescimento econômico de maior valor agregado no interior do país? In: OLIVEIRA, M. P. P. de; NASCIMENTO, P. A. M. M.; MACIENTE, A. N.; CARUSO, L. A.; SCHNEIDER, E. M. (Org.). Rede de pesquisa formação e mercado de trabalho - coletânea de artigos: tendências e aspectos demográficos do mercado de trabalho. Brasília, Ipea/ABDI, 2014. p. 75-116.

RIGOTTI, J. I. R.; HADAD, R. M. An analysis of the relationship between internal migration and education in Brazil. Background paper prepared for the 2019 Global Education Monitoring Report. Unesco, 2018.

RIGOTTI, J. I. R.; SIGNORINI, B. A.; HADAD, R. M. Migração intermunicipal de estudantes do ensino básico do Brasil entre 2007 e 2015. Perspectiva, v. 38, n. 4, p. 1-24, dez. 2020.

ROGERS, A.; CASTRO, L. Model migration schedules. Laxenburg: International Institute for Applied Systems Analysis,1981.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 147-165, 2003.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G.; FONSECA, J. A. Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 38, p. 1-21, 2021.

TEIXEIRA DE FREITAS, M. A. A evasão escolar no ensino primário brasileiro. Revista Brasileira de Estatística, v. 1, n. 4, p. 697-722, 1940.

THOMAS, K. J. A. Migration processes, familial characteristics, and schooling dropout among black youths. Demography, v. 49, n. 2, p. 477-498, May 2012.

UNITED NATIONS. Manual VI: Methods of measuring internal migration. New York: United Nations Publication, 1970.

WANG, X. et al. Migration, schooling choice, and student outcomes in China. Population and Development Review, v. 43, n. 4, p. 625-643, Dec. 2017.

XU, D. et al. Not a zero-sum game: migration and child well-being in contemporary China. Demographic Research, v. 38, p. 691-729, Jan. 2018.

Publicado

2025-01-10

Como Citar

Zordan Malaguth, T., Irineu Rangel Rigotti, J., & Moreira Hadad, R. (2025). Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais. Revista Brasileira De Estudos De População, 41. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0271

Edição

Seção

Artigos originais