Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0271

Palavras-chave:

Migração, Fluxo escolar, Minas Gerais

Resumo

A migração dos estudantes é um importante fenômeno que pode ter implicações para o resultado educacional. Poucos estudos avaliaram a influência da migração na escolaridade dos indivíduos, sobretudo no contexto dos países em desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação das migrações com o fluxo escolar da coorte de estudantes de Minas Gerais que estavam matriculados no 1º ano do ensino fundamental, em 2008. Utilizaram-se dados longitudinais preparados a partir dos Censos Escolares, de 2008 a 2019, para comparar a regularidade do fluxo escolar dos estudantes migrantes, por quantidade de migrações, com a dos não migrantes. Foram encontradas baixas diferenças na regularidade de fluxo escolar entre migrantes e não migrantes antes da migração. Por outro lado, o fluxo escolar de migrantes se torna mais irregular após o movimento, exceto para migrações realizadas em transições de níveis escolares. No caso de migrações na transição para o ensino médio, foram encontradas alta seletividade positiva antes da migração e baixa variação após. Isto indica que a migração pode ter como objetivo o investimento em educação. Os resultados evidenciam a necessidade de se considerar a migração em estudos sobre resultados educacionais e os ganhos de uma análise longitudinal para os estudos demográficos.

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Biografia do Autor

Thiago Zordan Malaguth, Max Planck Institute for Demographic Research, Rostock, Alemanha

Thiago Zordan Malaguth é doutorando em Demografia no Max Planck Institute for Demographic Research (MPIDR), mestre em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Políticas Públicas pelo Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG/FJP).

José Irineu Rangel Rigotti, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

José Irineu Rangel Rigotti é doutor e mestre em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Geografia pela UFMG. Professor associado II do Departamento de Demografia, da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar).

Renato Moreira Hadad, Departamento de Produção, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (DEP/PUC Minas), Belo Horizonte-MG, Brasil

Renato Moreira Hadad é doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG. Professor residente da Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2025-01-10

Como Citar

Zordan Malaguth, T., Irineu Rangel Rigotti, J., & Moreira Hadad, R. (2025). Migrações e fluxo escolar da coorte de estudantes de 2008 a 2019, em Minas Gerais. Revista Brasileira De Estudos De População, 41. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0271

Edição

Seção

Artigos originais