Mortalidade adulta por nível de escolaridade em São Paulo: análise comparativa a partir de diferentes estratégias metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0139

Palavras-chave:

Mortalidade adulta, Dados faltantes, Imputação, Diferenciais socioeconômicos em mortalidade, Brasil, Escolaridade

Resumo

Neste artigo, são estimados os diferenciais educacionais de mortalidade de adultos residentes em São Paulo. É realizada uma análise comparativa de estimativas a partir de dados do Censo 2010 e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) – Datasus e de três formas distintas de mensuração da escolaridade: registrada no SIM; declarada no Censo para o responsável pelo domicílio; e imputada estatisticamente no Censo para indivíduos que morreram. Para as imputações da escolaridade, utilizou-se o método de Dempester (1977), que propõe o uso do algoritmo esperança-maximização (algoritmo E-M) para lidar com dados faltantes. Foram considerados três níveis de escolaridade (baixo, médio e alto) e estimadas as taxas de mortalidade com base em modelos Poisson. Os resultados indicam que a obtenção de escolaridade pode reduzir em até 77% as taxas de mortalidade entre 25 e 59 anos de idade. Além disso, em um país em que a população tem baixa escolaridade, obter ensino médio representa um ganho significativo do ponto de vista da sobrevivência adulta (cerca de 50%). Encontraram-se padrões de mortalidade por escolaridade semelhantes para as estimativas obtidas com dados registrados no SIM e aqueles imputados no Censo 2010. Além disso, a análise sugere que estimativas assumindo a escolaridade do responsável pelo domicílio resultam em diferenciais de mortalidade atípicos, provavelmente distorcidos pela transição de educação no Brasil. Espera-se que o modelo de imputação proposto aqui possa ser utilizado em futuras análises dos dados de mortalidade a partir do Censo 2010.

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Biografia do Autor

Mirian Martins Ribeiro, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Ouro Preto-MG, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora adjunta da da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Econômicas, na área de Métodos Quantitativos

Cassio Maldonado Turra, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Cássio M. Turra é economista (UFMG), mestre em demografia pelo Cedeplar, UFMG e doutor em demografia pela University of Pennsylvania (2004), título obtido com distinção. Foi pesquisador associado no Office of Population Research, Princeton University (2004-2006). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Demografia, Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais. Na UFMG, leciona cursos e conduz pesquisa em temas como demografia econômica, métodos demográficos e mortalidade e saúde adulta. Turra é bolsista de produtividade do CNPq e tem dezenas de trabalhos publicados em periódicos, livros e anais de congressos nacionais e internacionais. Já orientou ou co-orientou mais de 40 estudantes de graduação e pós-graduação, alguns premiados pela Capes e instituições públicas e privadas. É membro de associações científicas na área de estudos populacionais no Brasil e no mundo (Abep, Alap, PAA e IUSSP). Assim que se formou em economia, Turra trabalhou no Bank Boston e na Procter & Gamble. Recentemente, durante sua trajetória acadêmica, foi Diretor do Cedeplar, UFMG (2014-2016), Presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2012-2014; 2014-2016), e membro de vários conselhos e comissões, incluindo o Conselho Universitário da UFMG, o Conselho Técnico-Científico do Parque Tecnológico de BH, a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento ligada à Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, e o Conselho Curador da Fundação Ipead da UFMG.

Cristine Campos de Xavier Pinto, Escola de Economia de São Paulo (EESP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo-SP, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em economia pelo PUC-Rio, mestrado em Estatística e doutorado em economia na University of California, Berkeley. Atualmente é professora assistente da Escola de Economia de São Paulo, FGV. Tem experiência na área de Econometria, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

Martins Ribeiro, M. ., Maldonado Turra, C., & Campos de Xavier Pinto, C. (2021). Mortalidade adulta por nível de escolaridade em São Paulo: análise comparativa a partir de diferentes estratégias metodológicas. Revista Brasileira De Estudos De População, 38, 1–28. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0139

Edição

Seção

Artigos originais