Estimativa do estoque da população apta a demandar por educação de jovens e adultos no Estado de São Paulo em 1995 e 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0135

Palavras-chave:

Estado de São Paulo, Políticas Públicas de Educação, EJA, PNAD, Profluxo

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que é dever da Federação recensear anualmente não apenas crianças e adolescentes em idade escolar, mas também os jovens e adultos que não concluíram a educação básica. O objetivo deste estudo é mensurar o estoque de jovens e adultos (15 a 64 anos) com educação básica incompleta no Estado de São Paulo e estimar a demanda por nível de ensino se todos eles retornassem aos bancos escolares. A metodologia fundamenta-se em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1995 e 2015 e na aplicação do modelo Profluxo. Os resultados indicam que os principais gargalos do sistema estão na passagem de um ciclo educacional para outro. A demanda por Educação de Jovens e Adultos (EJA) persiste, especialmente nos primeiros anos de cada ciclo da educação básica, ainda que em menor volume em 2015 se comparado a 1995.

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Biografia do Autor

Flávia Vitor Longo, Unicamp

Flávia Vitor Longo é demógrafa, doutora em demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Joice Melo Vieira, NEPO/Unicamp

Joice Melo Vieira é demógrafa, doutora em demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, ambos da Unicamp.

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Publicado

2021-02-17

Como Citar

Vitor Longo, F., & Melo Vieira, J. (2021). Estimativa do estoque da população apta a demandar por educação de jovens e adultos no Estado de São Paulo em 1995 e 2015 . Revista Brasileira De Estudos De População, 38, 1–19. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0135

Edição

Seção

Artigos originais