Um estudo da qualidade da informação censitária em listas nominativas e uma aproximação da estrutura ocupacional da província de Minas Gerais
Palavras-chave:
Qualidade da informação censitária, Estrutura ocupacional, Minas Gerais, Século XIXResumo
Este artigo objetiva evidenciar a necessidade da avaliação da qualidade da informação censitária em listas nominativas de habitantes do século XIX, propor classificação, segundo a qualidade da informação, para as unidades espaciais de informação do Censo de 1831-32, realizado na província de Minas Gerais, e apresentar resultados preliminares e gerais da estrutura ocupacional de Minas, com base no referido Censo, que contemplam a diversidade regional da província. A demonstração do efeito da qualidade da informação de ocupação sobre a estrutura ocupacional, em três níveis de agregação (provincial, regional e distrital), evidenciou que o trabalho com censos históricos não pode prescindir da avaliação do alcance e limites dos dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Rebep são originais e protegidos sob a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY). Essa licença permite reutilizar as publicações na íntegra ou parcialmente para qualquer propósito, de forma gratuita, mesmo para fins comerciais. Qualquer pessoa ou instituição pode copiar, distribuir ou reutilizar o conteúdo, desde que o autor e a fonte original sejam propriamente mencionados.