Demografia do consumo urbano: um estudo sobre a geração de resíduos sólidos domiciliares no município de Belo Horizonte

Autores

  • Harley Silva Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais
  • Alisson Flávio Barbieri Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Roberto L. Monte-Mór Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

População, Meio ambiente, Consumo, Resíduos sólidos urbanos

Resumo

Este trabalho explora relações entre fatores socioeconômicos e demográficos e a produção de resíduos sólidos domiciliares – o lixo doméstico –, para o município de Belo Horizonte em 2002. A proposta foi investigar se diferenciais socioeconômicos (especificamente renda e educação) e demográficos (especificamente estrutura etária e domiciliar) são importantes na definição do volume de resíduos gerado em sub-regiões do município. O consumo, nesse sentido, é visto como o elo entre as dimensões “população” e “geração de resíduos”. A fonte de dados sobre a geração de resíduos sólidos é a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), responsável pela coleta e sistematização das informações em uma malha cartográfica digital. Tal representação espacial das informações permitiu concatená-las com os dados da malha digital das Áreas de Ponderação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo Demográfico 2000. Métodos estatísticos multivariados foram empregados para investigar as associações entre variáveis populacionais e a produção de resíduos. O trabalho se destaca no cenário dos estudos de população no Brasil pelo uso inédito de informações produzidas sobre resíduos sólidos urbanos e a interação de sua produção com aspectos socioeconômicos e demográficos. Os resultados indicam que a concentração de domicílios unipessoais, população e chefes com 60 anos e mais, e idade média elevada, algo como um “perfil demográfico urbano-contemporâneo”, surge recorrentemente como aspecto demográfico central na diferenciação de áreas de maior geração per capita. Estes fatores são associados constantemente à renda e escolaridade elevadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Silva, H., Barbieri, A. F., & Monte-Mór, R. L. (2012). Demografia do consumo urbano: um estudo sobre a geração de resíduos sólidos domiciliares no município de Belo Horizonte. Revista Brasileira De Estudos De População, 29(2), 421–449. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/41

Edição

Seção

Artigos originais