Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?

Autores

  • Juliana de Lucena Ruas Riani Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais
  • Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto Cedeplar/UFMG

Palavras-chave:

Educação, Estratificação educacional

Resumo

Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-31

Como Citar

Riani, J. de L. R., & Rios-Neto, E. L. G. (2008). Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?. Revista Brasileira De Estudos De População, 25(2), 251–269. Recuperado de https://rebep.org.br/revista/article/view/158

Edição

Seção

Artigos originais