Oportunidades: Chamada para número temático: População, Espaço e Ambiente

A Revista Brasileira de Estudos de População (Rebep) da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) abre chamada para submissões para publicação de um Número Temático da Revista sobre o tema “População, Espaço e Ambiente”. A iniciativa é uma parceria do Comitê Editorial da revista com o Grupo de Trabalho (GT) População, Espaço e Ambiente, da Abep, para publicação em 2015, ano marcado por eventos importantes no tema como as negociações dos Estados Membros das Nações Unidas para os próximos 15 anos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que ocorrerá em setembro, e pela realização da Conferência do Clima (COP 21), que ocorrerá entre novembro e dezembro em Paris. Ainda, neste ano, o GT comemora seus 25 anos de existência.

As dimensões humanas dos problemas ambientais emergentes devem assumir papel de destaque nos círculos acadêmicos e a demografia, no universo das abordagens interdisciplinares, oferece novas perspectivas para o tema. Diante disso, esta edição objetiva reunir textos reflexivos, experiências empíricas, estudos de caso e apresentação de novas técnicas e de metodologias em temas de interesse da relação população e ambiente.

A edição valorizará as novas abordagens teóricas para a discussão população-ambiente no século XXI, e/ou artigos que explorem as inter-relações entre temas tradicionalmente presentes na demografia mundial com as questões ambientais emergentes. Busca-se avanços em artigos com eixos temáticos que vêm se destacando na literatura nacional e internacional, a saber: o debate sobre população e desenvolvimento sustentável; o consumo enquanto mediador da relação entre população e ambiente; intercessões da demografia nos debates sobre mudanças climáticas globais; crises hídrica e energética; análise espacial e métodos de representação geocomputacionais nos estudos sobre população e ambiente; questões demográficas e socioambientais emergentes nas grandes, médias e pequenas cidades; migração e ambiente; gênero e ambiente; saúde e ambiente; questões vinculadas à produção de dados e estimativas dos indicadores definidos para o monitoramento das metas acordadas nos ODS; dentre outros.

Os artigos deverão ser encaminhados para a revista no processo de submissão normal a partir de 1 de maio até o dia 31 de julho de 2015. Todas as submissões passarão pelo mesmo processo de avaliação submetidos à Revista (duplo-cega) e aprovação final pelo Comitê Editorial, no formato de fluxo contínuo, o qual continua vigorando para a publicação dos números regulares da Revista. A previsão é que este número seja publicado até o final de novembro de 2015. Para identificação do número temático, em sua submissão, acrescente a informação "Submissão para número temático: População, Espaço e Ambiente".

Comitê Editorial da Rebep e GT População, Espaço e Ambiente



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia